imagem2

Trabalho para a expansão do Evangelho

O Timor Leste é o único país de língua portuguesa localizado no continente asiático. Por fazer fronteira com nações de maioria islâmica ou hindu, o desafio de evangelizar crianças, adolescentes e jovens é ainda maior no Timor. Uma das missionárias que trabalha há anos no país é a pastora Simone Assis. Ela esteve no Encontro Missionário da Língua Portuguesa, em São Paulo, e falou sobre a situação em uma das nações mais jovens do mundo.

Há 17 anos com a família na nação, Simone trabalha com meninas vítimas de abuso sexual e violência doméstica. Ela afirma que alguns dos obstáculos para a expansão do Evangelho no país são: a falta de literatura nas igrejas e de escolaridade por parte dos pastores e líderes de ministério.

“O Timor Leste é um local com grandes desafios, já que 96% da população é católica e apenas 2% é evangélica. Mesmo com um grupo tão pequeno de evangélicos ainda não temos Bíblias suficientes. Outro problema é que apenas 20% dos pastores sabem ler. A maioria também não tem Bíblia na própria língua, o que dificulta o entendimento da Palavra, o discipulado e o ensino. No Timor Leste, por exemplo, nós não temos nenhum seminário teológico para capacitação de pastores e líderes. Nós temos tentado apoiar a igreja nacional para fortalece-la e ajudá-la a cumprir a sua missão”.

Mesmo com todos os desafios enfrentados, Simone diz que o potencial evangelístico de Timor Leste é muito alto. “O que nós temos visto nestes 17 anos no Timor Leste é que o país tem um potencial de evangelização muito alto, já que está localizado entre países muçulmanos e hindus. Nós temos 45% da população abaixo dos 15 anos de idade, o que quer dizer que são crianças e adolescentes que podem ser evangelizados e que estão abertos a receber as boas novas de Cristo. O nosso desejo é voltar para o Timor e poder compartilhar com a liderança sobre a Visão 2030 e como podemos trabalhar em conjunto com os países de língua portuguesa”.

A pastora tem ciência de que apresentar o Evangelho de maneira relevante às novas gerações no país é um grande desafio, mas acredita que uma geração inteira pode ser transformada a partir dessa ideia. “Evangelizar 45% da população em 13 anos pode ser uma coisa difícil, mas não é impossível. Se acreditarmos nesse trabalho e o fizermos de acordo com a vontade de Cristo, iremos ver a mudança em toda uma geração. Esse é o nosso desejo e oração. Nós queremos ver os jovens sendo transformados pela Palavra”.

Para conhecer melhor o trabalho feito por Simone e sua família em Timor Leste, acesse o site http://www.onehopeport.org/timorleste/.

1 comentário


  1. Muito importante missões estrangeira, mas acredito que devemos desenvolver e treinar missionários nacionais o Brasil tem crianças e adolescentes precisando muito disso e não temos pessoas discipula para o ministério

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *