Fernando_1

Adotando a Visão

Fernando Chauque coordena a equipe da Visão 2030 em Moçambique

Apresentar o Evangelho de forma relevante às novas gerações é um dos pilares da Visão 2030 e deve ser uma das prioridades missionárias da Igreja Evangélica. Em Moçambique, o desafio é grande, já que somente 10% da população professa a fé evangélica e cerca de 21 milhões de crianças, adolescentes e jovens precisam ser alcançados até 2030.

O coordenador de todo o trabalho desenvolvido no país africano é o pastor e missionário Fernando Chauque. Ele está ciente do desafio que tem pela frente para cumprir a Visão 2030, mas enxerga boas perspectivas quando fala sobre a evangelização de crianças, adolescentes e jovens em Moçambique.

“Apesar do divisionismo que a Igreja enfrenta em Moçambique, através da Visão 2030 temos estado a criar um ambiente de cooperação entre as igrejas e isso nos traz união dos lideres das diversas denominações que se identificam com a visão de evangelização de crianças e jovens do país”.

De acordo com Fernando, a Visão 2030 foi fundamental para mudar o seu modo de olhar a questão de evangelização das novas gerações. “Ela ampliou o meu entendimento sobre uma evangelização com metas e me ajudou a entender sobre a importância de preparar em primeiro lugar a Igreja Moçambicana a olhar para o Evangelismo de crianças e jovens e, ao mesmo tempo, prepará-los para dar continuidade a essa missão”.

O pastor sabe que há muito trabalho pela frente reconhece que as parcerias com organizações missionárias estão em processo inicial. “Ainda temos muito por fazer de modo a conseguir incentivar mais parceiros principalmente as organizações que atuam na mesma área de evangelização de jovens e crianças. Neste momento temos alguns ministérios, entre eles a APEC, que têm cooperado conosco, mas nós sentimos que precisamos trabalhar mais para podermos convencer e angariar mais parceiros”, afirmou.

Quando se fala no trabalho desenvolvido com a Igreja Evangélica local, o tom é diferente. Fernando, inclusive, conta com alegria sobre os projetos que tem realizado com as novas gerações nas igrejas moçambicanas.

“Os maiores parceiros em Moçambique são as Igrejas locais”, disse. “Também tenho incentivado as igrejas a darem espaço aos mais jovens para que possam liderar. Recentemente realizamos um retiro com cerca de 35 jovens onde falamos da liderança juvenil na Igreja e na sociedade, buscando preparar os mais novos na liderança”.

“Nós também realizamos também o seminário VIB (Vivência Bíblica) cujo todos os preparativos foram os jovens que fizeram. Eu dei uma assistência, mas todo o programa foi organizado pelos jovens”, declarou.

Apesar de estar em um início de trabalho, a avaliação de Fernando é positiva. “Temos cada vez mais igrejas a nos chamar para ministrarmos sobre a Visão 2030. É muito bom depois vê-las implementando o que ensinamos, isso mostra que as igrejas estão a adotar a Visão 2030 como sua própria visão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *