Pastor Josué

Rejuvenescimento da Igreja

Um dos principais problemas da Igreja Evangélica em Portugal atualmente é que ela está envelhecida. A maioria dos adolescentes e jovens não tem interesse em fazer parte de uma igreja e firmar uma aliança com Cristo. Apesar desse enorme desafio, o pastor Josué Pereira da Ponte se mantém otimista, com um sorriso no rosto e convicto de que esse cenário pode ser revertido.

O pastor faz parte da equipe de missionários da OneHope Lusofônica e coordena as atividades que são realizadas em Portugal. Para ele, a Visão 2030 se encaixa perfeitamente com a necessidade de rejuvenescer a igreja portuguesa e atrair cada vez mais jovens para o Evangelho.

“A Visão vem ao encontro à necessidade portuguesa”, afirmou. “A Igreja está envelhecida porque deixou de exercer a grande comissão com as novas gerações. Precisamos recuperar o investimento e evangelizar os mais jovens”.

Pai de filhos adolescentes, o pastor se identifica com a missão de apresentar o Evangelho de forma relevante aos mais jovens. De acordo com ele, as novas gerações em Portugal precisam conhecer mais sobre a Palavra e acerca de Jesus Cristo.

“A Visão 2030 é a minha visão pois sinto um grande peso pelas novas gerações. Não é apenas a questão da revitalização da Igreja, mas é porque sentimos a necessidade de levar o Evangelho aos mais jovens. Muitas pessoas da nova geração não conhecem nada sobre Jesus e a Bíblia”.

Além de tratar como um desafio pessoal, Josué tem procurado incentivar e pastorear jovens que têm potencial para ocupar a liderança. “Ter alguém que possa ministrar aos líderes e às Igrejas nacionalmente e leve esta visão é um dos meus próximos propósitos. A nossa igreja local passou por esse exemplo. Investimos em um jovem pastor que terminou a faculdade e ingressou no instituto Bíblico, acompanhamos seu estágio, depois passamos a liderança da Igreja para ele e a experiência tem sido maravilhosa”, declarou.

Um outro ponto que ele celebra é que ministérios importantes e de influência no país perceberam a urgência de apresentar o Evangelho às novas gerações e decidiram abraçar a Visão 2030.

“A Aliança Evangélica Portuguesa adotou a Visão como sua visão para as igrejas em Portugal, e isso foi uma grande vitória, pois ela é a maior organização religiosa depois da Igreja Católica, e a que agrega a maior parte das igrejas em Portugal. Ela compreendeu a necessidade urgente de alcançar as novas gerações”, disse. “Temos também outros parceiros, como a OM que nos ajudou a distribuir milhares de livros ‘Amor Radical’ para adolescentes em grandes ajuntamentos, bem como outras organizações que estão a usar as 17 Historias”.

Josué reconhece que há ainda há muito trabalho a fazer, mas crê que Deus irá dar mais oportunidades para que a Palavra seja compartilhada com as novas gerações. Para conhecer mais sobre o trabalho realizado em Portugal e algumas das necessidades do país, acesse a seguinte página: onehopeport.org/portugal/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *