imagem1

Oportunidade para aprender

Dar uma apresentação relevante do Evangelho às novas gerações é um desafio em todo o mundo. Entre os países lusófonos, cada um tem a sua particularidade. Enquanto algumas nações carecem de recursos financeiros, outras sofrem com a falta de voluntários. Presente no Encontro Missionário da Língua Portuguesa, o pastor Josué da Ponte, representante de Portugal, acredita que o envelhecimento da igreja é um dos principais obstáculos no país para o cumprimento da missão.

“A igreja evangélica em Portugal está envelhecida, assim como em toda a Europa. Nós deixamos de comunicar o Evangelho para as novas gerações e isso reflete nesse envelhecimento. Quando eu assumi a igreja local não cheguei a ver nenhum jovem ou adolescente, apenas idosos com mais de 65 anos de idade. Esse é o espelho da igreja em Portugal. Sem um despertamento da igreja, ela irá desaparecer no país. Outro problema é o fato das igrejas terem se fechado em si mesmas”.

Pastor na Assembléia de Deus em Portugal, Josué afirma que o encontro entre representantes dos países lusófonos é essencial para formar novas parcerias e proporcionar um trabalho em conjunto na evangelização de crianças, adolescentes e jovens nos países do bloco.

“Cada vez mais o mundo é global, nós sabemos que isso é uma realidade. Portugal, por exemplo, tem uma comunidade brasileira enorme, além de muitas pessoas vindas de Guiné Bissau, São Tomé, Cabo Verde e Moçambique. As parcerias são essenciais para que nós aprendamos a trabalhar juntos, como um grupo, e isso é fundamental quando temos um objetivo em comum”, declarou.

De acordo com Josué, o Encontro também proporciona um aprendizado pessoal. “Nós só crescemos quando procuramos aprender e temos em mente não apenas compartilhar nossas ideias, mas ouvirmos o outro. Essa conferência tem sido muito importante para o meu crescimento pessoal. A convivência com pastores de outros países é importante porque podemos ver como as diferenças culturais nos enriquecem quando conhecemos melhor as outras culturas”.

O Encontro Missionário da Língua Portuguesa continuará durante essa semana nas dependências da Igreja Batista Paulistana, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *